---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Grupo de hipertensos e diabéticos tem encontros bimestrais em Piratuba

Publicado em 02/04/2019 às 00:09 - Atualizado em 02/04/2019 às 00:09

GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS TEM ENCONTROS BIMESTRAIS EM PIRATUBA

Pacientes divididos em grupos por microáreas, recebem acompanhamento da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF)

 Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING

Orientações para uma vida mais saudável e práticas educativas. Estas são algumas das ações realizadas a cada 60 dias, com cada um dos grupos de pacientes hipertensos e diabéticos no município de Piratuba.

No início da última semana, o atendimento foi aos integrantes da microárea da Linha Diesel. É um dos oito grupos criados na zona rural. Na Unidade Mista de saúde, os pacientes passam por aferição de pressão arterial, têm a verificação de exames e ainda recebem a medicação de acordo com a receita médica.

O serviço gratuito também atende outros sete grupos da sede do município, com todo acompanhamento, conforme previsto nas ações da Estratégia Saúde da Família (ESF).   

Aos 67 anos, dona Maria Luiza Nunes Paz, é uma das pacientes. Há 11 anos participa dos encontroe e tem percebido melhoras significativas na condição de saúde dela. “Desde que me mudei pra Piratuba, minha pressão está boa. Sigo as recomendações do pessoal da saúde e vejo que isso tem me ajudado muito”, garante a paciente.

O secretário de Saúde de Piratuba, Vanderlei Weber, ressalta que todos os medicamentos entregues aos pacientes cadastrados no programa, são gratuitos e disponibilizados também na farmácia básica do município. “Nossas equipes estão focadas principalmente na prevenção das doenças surgidas em decorrência do diabetes e da hipertensão arterial, já que o melhor caminho é evitar uma complicação ainda mais grave na vida do paciente,” garante.