---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Alimentos saborosos na cantina e eficiência na aprendizagem integram receita de sucesso em projeto de escola do interior de Piratuba

Publicado em 09/07/2019 às 20:01 - Atualizado em 09/07/2019 às 20:03

ALIMENTOS SABOROSOS NA CANTINA E EFICIÊNCIA NA APRENDIZAGEM INTEGRAM RECEITA DE SUCESSO EM PROJETO DE ESCOLA DO INTERIOR DE PIRATUBA

 

Alunos da Escola Marechal Câmara, no distrito de Uruguai, descobriram a importância de uma alimentação saudável, preparando receitas à base de ingredientes naturais cultivados na própria escola.

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

Na cozinha da escola as merendeiras contaram com uma ajuda extra, que veio da sala de aula. Juntando um ingrediente daqui outro dali, em pouco tempo os pratos foram surgindo. Tortas enriquecidas com produtos orgânicos, pães coloridos naturalmente com beterraba e geleias naturais, feitas com frutas colhidas no pomar da escola.

Além da presença dos alunos no preparo da merenda escolar do dia, os alimentos servidos no recreio, são resultado de trabalho coletivo: Foi nas aulas ministradas pelo professor Jairson Machado, que a turma do 6º ano do ensino fundamental, aprendeu o valor nutritivo dos alimentos. Em seguida veio o preparo da terra e a produção de hortifrútis como o tomate, a couve, o alho, a cebola, a beterraba e o cheiro verde.

Com a ajuda da nutricionista Vanessa Pagnoncelli, que integra o quadro da Secretaria de Educação, a garotada elaborou um cardápio customizado para a escola, levando em consideração, o que é possível cultivar na horta da unidade.

Agora veio a etapa mais importante do projeto que é denominado pela escola como Práticas Sustentáveis: Colher os ingredientes fresquinhos e elaborar os pratos. E não é que a galerinha leva mesmo jeito na cozinha! Depois de tudo pronto, foi só servir para ouvir elogios.

A escola inteirinha curtiu a ideia e diretora Eni Martinazzo, se encheu de orgulho. Afinal, quem nunca sonhou estudar em uma escola cercada de verde para todos os lados, em que a merenda escolar é natural, sem a presença de agrotóxicos, e as receitas tem um ingrediente exclusivo e especial: O amor pela educação!