---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Saúde oficializa realização de evento que marca campanha de prevenção e combate ao câncer em Piratuba, com palestra temática

Publicado em 08/10/2019 às 17:59 - Atualizado em 08/10/2019 às 17:59

SAÚDE OFICIALIZA REALIZAÇÃO DE EVENTO QUE MARCA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER EM PIRATUBA, COM PALESTRA TEMÁTICA 

 

Data pretende atrair atenção do público feminino para cuidados preventivos e tratamento da doença que à cada ano atinge milhares de mulheres em todo o país.

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

A Secretaria de Saúde de Piratuba, anunciou a realização de um grande evento de mobilização pela campanha Outubro Rosa. O encontro temático acontece neste domingo, 13 de outubro no Centreventos, com início às 13:45 horas.

O ponto alto do encontro é a palestra do psicólogo catarinense, Júnior Chisté, que traz ao evento o tema: “ Encontro com você e a valorização pela vida”.

Autor de diversos livros, Júnior Chisté é renomado palestrante brasileiro, com passagem por importantes eventos corporativos, atraindo milhares de pessoas para suas palestras. Formado em psicologia, Chisté é especialista em Psicologia Cognitiva Comportamental, Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching entre outras formações acadêmicas significativas na carreira profissional.

Em Piratuba Júnior Chisté palestra pela primeira vez, evidenciando um importante tema de empoderamento ao público feminino por ocasião do Outubro Rosa.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

 

O movimento,  criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, acontece anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.

 

Em Piratuba uma ONG, conhecida como Rede Feminina de Combate ao Câncer, tem realizado campanhas educativas com encontros mensais e acolhimento às mulheres vítimas da doença. O grupo foi responsável pela decoração da Praça do Ferroviário com temática da campanha.

 

Para o secretário de Saúde, Vanderlei Weber, a expectativa é de grande público para o evento, que marca o mês de outubro pela conscientização e valorização à vida.