Proerd forma novas turmas de estudantes na edição deste ano do programa em Piratuba

Publicado em 27/11/2019 às 17:55 - Atualizado em 27/11/2019 às 17:55

PROERD FORMA NOVAS TURMAS DE ESTUDANTES NA EDIÇÃO DESTE ANO DO PROGRAMA EM PIRATUBA

Estudantes de instituições de ensino da Rede Municipal de Educação de Piratuba, receberam certificados em solenidade que contou com participação de lideranças administrativas do município.

Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing

Uma solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (27), no salão principal do Centreventos Piratuba, marcou a formatura oficial de 130 estudantes das cidades de Piratuba e Ipira no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O evento contou com a presença do Comandante da 2ª Cia de Polícia Militar de Capinzal, Capitão Cleverson Garcez, dos instrutores do programa, Sargento Fabiana Krüger e Cabo Diego Vetorazi, além do presidente do O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - (CMDCA) Álison Martins, e de diversas autoridades locais e gestores de instituições parceiras do programa.

O vereador Luiz Henrique da Silva, presidente do Legislativo, representou na solenidade, o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), que não pode comparecer ao evento em razão de uma viagem ao DF.

Neste ano, 71 estudantes com idade entre 10 e 11 anos, que frequentam o 5º ano do ensino fundamental de três unidades escolares de Piratuba, passaram pela formação, que ao final do curso levou os estudantes à produção de uma redação. As cinco melhores produções literárias foram reveladas durante a formatura, com a entrega de uma bicicleta para os estudantes que se destacaram na elaboração da redação.

O Proerd é uma atividade da Polícia Militar,  que tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.

Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países, como é o caso do Brasil, onde foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e desde 2002 está presente em todos os estados brasileiros.

Em Piratuba, o programa tem apoio da Prefeitura Municipal e também chega a unidades escolares rurais, passando à contar nos últimos anos com o apoio da iniciativa privada, por meio do Consórcio Machadinho e da Engie, que além de patrocinarem os kits escolares, investiram em ações ligadas à formatura dos estudantes no programa deste ano

O evento que alegrou a garotada, ficou ainda mais divertido com a chegada do Leão Daren, o mascote do programa, que chegou de surpresa na formatura , incentivando estudantes e professores a cantarem o tema do Proerd.