---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Empreendimentos agrícolas contam com apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural em Piratuba

Publicado em 02/12/2019 às 09:56 - Atualizado em 02/12/2019 às 09:56

EMPREENDIMENTOS AGRÍCOLAS CONTAM COM APOIO DA SECRETARIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA RURAL EM PIRATUBA

 

Ações de terraplenagem executadas pelo setor beneficiou família da comunidade de Linha Hachmann, que faz investimentos na produção de suínos em projeto cooperativado.

 

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

 

Centenas de metros quadrados de terraplenagem. A terra vermelha avistada de longe revela o cenário de um novo empreendimento rural. O nivelamento de solo executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural, fica na propriedade da família Kirst em Linha Hachmann, interior de Piratuba.

Em poucos meses o espaço deve receber a construção de um chiqueirão, tecnicamente chamado de pocilga para um projeto de terminação de suínos.

O jovem agricultor Osmar Kirst de 21 anos, é um dos sócios do empreendimento rural, que deve produzir mais de três mil animais por ano, o que representa uma média de 2,8 lotes anualmente.

O rapaz revela que o investimento, feito em parceria com o pai dele, chega à R$ 480 mil reais , uma aposta na agricultura, que teve como aliada a Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural, setor que executou a terraplanagem.

Com os subsídios da hora máquina, os valores para um serviço como o executado na propriedade da família Kirst, fica bem mais em conta. Para cada hora de trator de esteira por exemplo, o produtor paga o equivalente à 20 litros de diesel. Já para a escavadeira hidráulica (PC), o valor é de 30 litros de combustível.

Osmar observa que com a economia o valor total da obra fica em menos da metade dos preços praticados pelas empresas de terraplenagem: “ Fomos muito bem atendidos pela equipe da Prefeitura, que fez um trabalho muito bom, deixando o espaço preparado para a construção”, afirma Osmar.  

A previsão é de que em quatro meses o chiqueirão já deva estar recebendo o primeiro lote de animais para recria. Bom para o produtor que agrega valor à propriedade, excelente para o município que contribui para a geração de renda e tributos que se revertem em serviços públicos de qualidade para a população.