Piratuba vive fim de semana de festa e alegria, nas comemorações da 106ª edição do Kerb

Publicado em 12/01/2020 às 21:02 - Atualizado em 12/01/2020 às 21:02

PIRATUBA VIVE FIM DE SEMANA DE FESTA E ALEGRIA, NAS COMEMORAÇÕES DA 106ª EDIÇÃO DO KERB

Festa típica da cultura alemã contou com animados bailes, gincanas esportivas do evento, além de escolha do Rei e Rainha Mirim e o famoso desfile de carros alegóricos pela avenida da cidade.

O clima de festa alemã tomou conta de Piratuba no fim de semana, conquistando turistas pela alegria e diversão das comemorações germânicas.  Na Rua dos Hotéis, um dos pontos altos das comemorações, teve provas tradicionais como as de serrote, entre outras competições ligadas ao evento.

O espaço decorado especialmente para o Kerb, tem atraído a atenção de turistas pela famosa retreta musical, que são as apresentações das bandinhas típicas que acontecem nos fins de tarde.

Neste domingo (12), as festividades integraram gerações com o tradicional almoço em família, que aconteceu na sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - (IECLB).  Após apreciarem os pratos da culinária alemã, os convidados acompanharam o concurso de escola do Rei e Rainha Mirim.

Outro importante momento da 106ª edição do Kerb, são os bailes, que têm levado grande número de frequentadores ao Centreventos Piratuba: A noite de sábado (11), foi de casa cheia ao ritmo da Banda Silver Som e a tradicional animação dos Montanari.

Já para quem prefere as comemorações ao ar livre, o auge do Kerb foi o tradicional Desfile de Carros Alegóricos, que aconteceu na tarde deste sábado, deixando a cidade de Piratuba ainda mais colorida. A Carreata que partiu da Praça do Ferroviário, percorreu a Avenida 18 de Fevereiro, chegando a Arena de Eventos, na entrada do Parque Termal.

Carros enfeitados com as cores da bandeira da Alemanha e as famosas flores de papel colorido, deram um toque especial ao desfile que contou com a presença do prefeito em exercício, Evando Antônio de Azeredo, que participou do evento acompanhado pela esposa Ivete de Azeredo.  O trio de Soberanas composto pela Rainha Micheli Fernanda Minks e as Princesas Gabrielly Letícia Andreolla e Marshely Vitória Bertolla Biavatti, também integrou a composição, adicionando nobreza ao evento.

As comemorações de origem germânica, que marcam o aniversário de fundação da IECLB, são organizadas pela Comunidade Evangélica em parceria com a Prefeitura de Piratuba, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, Associação de Hotéis, Associação Atlética Rio Peixense, entre outras instituições e colaboradores associados.

A 106ª edição do Kerb de Piratuba, segue até o sábado, dia 18, com o tradicional baile de encerramento no Centreventos, com a Banda Cosmos Express.

A origem do Kerb:

A palavra não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).

Mais curioso é que a festividade apresenta duas linhas históricas das quais acredita-se que a tradição tenha surgido:

Uma delas aponta as antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.

A outra, possivelmente a mais aceita pelas comunidades alemãs no Brasil, trata a festividade como a celebração de uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de apuro à bordo do navio Cecília, o qual se aproximava da costa brasileira.

Os precursores da festa, seriam imigrantes, vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha. Relatos apontam a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, como a idealizadora da primeira confraternização em setembro de 1828, comemorando o dia de São Miguel.

Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento, que marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Na década de 1970 a comemoração tornou-se um atrativo turístico, substituindo a data original do inverno, pela temporada de verão.

A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades é a igreja católica a realizadora dos festejos.

Confira a programação do Kerb 2020

13/01/20 – SEGUNDA-FEIRA

14/01/20 – TERÇA-FEIRA

14h – Kerb dos Idosos com animação da Banda Horizonte – Centro de Eventos