Prefeitura de Piratuba publica decreto com medidas restritivas de prevenção à Pandemia Coronavírus e faz série de suspensões de eventos e atividades públicas

Publicado em 17/03/2020 às 17:21 - Atualizado em 17/03/2020 às 17:21

PREFEITURA DE PIRATUBA PUBLICA DECRETO COM MEDIDAS RESTRITIVAS DE PREVENÇÃO À PANDEMIA CORONAVÍRUS E FAZ SÉRIE DE SUSPENSÕES DE EVENTOS E ATIVIDADES PÚBLICAS

Decisão foi tomada em reunião realizada em encontro de prefeitos da Amauc e segue resoluções oficiais adotadas pelo Governo do Estado.

A Prefeitura de Piratuba acaba de publicar um decreto, que suspende em todo o município, por 30 (trinta) dias, a partir desta quinta-feira 19 de março de 2020, a realização de eventos em locais abertos e fechados, além de uma série de medidas restritivas de circulação de pessoas, preventivas ao enfrentamento do Coronavírus (COVID-19).

O documento assinado pelo prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), segue as medidas editadas pelo Governo do Estado, acatadas coletivamente pelos prefeitos da região da Amauc, que se reuniram na manhã de hoje na sede da associação em Concórdia. “As medidas são preventivas e não há motivos para pânico e exageros como estocar alimentos entre outras ações semelhantes, que são desaconselháveis. Estamos tomando todas as precauções e temos a confiança de que assim saúde de nossa população será preservada”, afirmou Bile.

Com a medida, a Secretaria de Educação já oficializou a suspensão das aulas na Rede Municipal de Educação a partir de quinta-feira (19), pelo período de 30 dias. Nesta quarta-feira (18), as aulas seguem normalmente, mas a sugestão é para que as famílias mantenham as crianças e adolescentes em casa, já que as faltas serão abonadas e não acarretarão em prejuízos aos estudantes.

O setor também anunciou que o transporte escolar para acadêmicos será descontinuado durante o período em que permanecer a paralisação das universidades da região. A definição passa a valer já para esta terça-feira (17).

O Departamento Municipal de Esporte – (DME), adiou a final do Campeonato Municipal de Bocha, que seria disputado no próxima sexta-feira (20), na comunidade de Lageado Mariano, por tempo indeterminado. As atividades das escolinhas de futsal e rodadas do Campeonato Municipal de Campo também estão suspensas.

O setor de Ação Social, responsável pelos grupos de idosos do município também cancelou os encontros programados para os meses de março e abril. A hidroginástica realizada nas Termas Piratuba, segue a mesma orientação e está suspensa pelos próximos 45 dias.

A Companhia Hidromineral, divulgou um comunicado, transferindo as comemorações do aniversário de 45 anos das Termas Piratuba, que aconteceria nos dias 28 e 29 de março, para uma nova data à ser definido em breve.

Já a Secretaria de Saúde de Piratuba, anunciou um pacote de medidas de prevenção e orientação sobre o Coronavírus, que inclui descentralização de atendimentos com a implantação de uma unidade de atenção especial para atendimentos de pacientes com sintomas de doenças respiratórias, entre outros procedimentos que visam evitar a aglomeração de pacientes.

O estado de Santa Catarina, atualmente é o quinto do Brasil com mais pacientes confirmados.