Decreto do Poder Executivo preserva serviços essenciais e meio-essenciais em Piratuba

Publicado em 19/03/2020 às 15:57 - Atualizado em 19/03/2020 às 15:57

DECRETO DO PODER EXECUTIVO PRESERVA SERVIÇOS ESSENCIAIS E MEIO-ESSENCIAIS EM PIRATUBA

Decisão tomada em reunião, que passou a ser adotada durante período de quarentena, leva em consideração situações de extrema necessidade vital de setores como Agricultura e Saúde.

A Prefeitura de Piratuba, acatou integralmente as recomendações do Governo do Estado e decidiu em reunião, descontinuar o atendimento ao público, com exceção de serviços vitais em setores estratégicos, que passam a valer neste período de confinamento domiciliar.

Segundo informações da administração, a Secretaria de Turismo e Eventos, o setor que funciona no Centreventos Piratuba, encontra-se fechado, com atividades de planejamento sendo executada pelos servidores em modo domiciliar.

O mesmo princípio foi adotado pela Secretaria de Educação que orientou servidores e gestores, além de docentes à manterem-se em casa em isolamento.

Já a Secretaria de Administração e Finanças, reuniu os servidores no fim da tarde desta quarta-feira (18), para orientar as atividades que são contingenciadas, com atuação home office e comparecimento ao setor apenas para atividades de contabilidade, operações de pagamento à fornecedores e lançamentos de dados de folha de pagamento.

A Secretaria de Cidade informou que irá atuar em apenas duas situações: Uma delas com a manutenção de serviços essenciais de preservação dos canteiros públicos, com irrigação de plantas que deve acontecer de dois em dois dias. A outra circunstância é em caso de acionamento pela defesa Civil mediante algum fato que exija uma ação extraordinária.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural também funciona com estrutura mínima para serviços meio essenciais como é o caso do fornecimento de água para propriedades rurais e em caso de alguma ocorrência que envolva a necessidade de operacionalização de maquinários e efetivo humano emergencial.

Outro setor estratégico que paralisou atividades foi a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que deve dar continuidade momentânea apenas ao atendimento de serviços de silagem, já que em plena safra de plantas forrageiras, a prestação do serviço é vital para garantir alimento aos animais ao longo do ano.

Considerada estratégica, A Secretaria de Saúde, é a única estrutura com serviços abertos ao público, atendendo apenas à urgências e emergências, com restrições para procedimentos eletivos. Uma ação integrada entre as cidades de Piratuba e Ipira, optou pela transferência dos atendimentos de urgência e emergência para o Hospital Beneficente. Assim casos de suspeita de contaminação pelo coronavírus devem procurar a unidade hospitalar. O setor deve paralisar Tratamento Fora de Domicílio por 30 dias à partir da próxima segunda-feira (23).

Até a próxima quinta-feira (26), órgãos públicos ligados ao Poder Executivo permanecerão fechados. A medida abrange inclusive o Conselho Tutelar, que atuará em casos extremos por meio do serviço de plantão home office. O telefone de contato é o (49) 999 64 00 82 .

O Poder Legislativo de Piratuba também já se manifestou quanto à situação de pandemia e divulgou nesta quinta-feira (19), decreto acatando as deliberações do Governo do Estado e instauração de quarentena por sete dias em todo município de Piratuba, decretado pelo Poder Executivo local.

O prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), acredita que embora a situação vivida pelo município de Piratuba e as demais cidades brasileiras, sejam de extrema delicadeza social e inspire cuidados, com a força e cooperação de todos, a segurança de uma vida saudável e o convívio em comunidade em breve será restabelecido.

O Comitê de Ações Integradas entre as cidades de Piratuba e Ipira, disponibilizou linhas exclusivas de atendimento para sintomas do coronavírus. Os contatos em caso de dúvidas ligue:   (49) 3558 0487 e (49) 9 8423 52 98 .