Escola rural garante aproveitamento de safra de legumes com a produção de conservas durante recesso emergencial

Publicado em 19/05/2020 às 16:43 - Atualizado em 19/05/2020 às 16:44

ESCOLA RURAL GARANTE APROVEITAMENTO DE SAFRA DE LEGUMES COM A PRODUÇÃO DE CONSERVAS DURANTE RECESSO EMERGENCIAL

Unidade que funciona no distrito de Uruguai, é referência na produção agroecológica de alimentos usados na merenda escolar da Rede Municipal de Educação em Piratuba.

O período é de distanciamento social, as aulas são remotas e estudantes ficam em casa. Com o método de ensino a cozinha escolar fica fora de uso. Só que não!  Na Escola Marechal Câmara, que fica na comunidade de Uruguai, interior de Piratuba, as Tias da cozinha, como são carinhosamente chamadas as servidoras, não arredaram o pé do fogão nos últimos dias.

É que a escola rural, que é referência em produção agroecológica está com o espaço de pomares e a horta em plena safra de legumes, frutas e verduras. Sem aproveitamento para o lanche, a diretora Eni Martinazzo, apelou para uma técnica que vem de família.

A professora reuniu a equipe e decidiu transformar a colheita em conservas. As receitas, que o digam Dona Tani Mendes e a colega Fatima Bergamo, dão um pouquinho de trabalho, é verdade. Mas o resultado é recompensador: São deliciosas compotas armazenadas em recipientes de vidro, que só devem ser abertas quando a garotada voltar para a sala de aula.

Enquanto as crianças não chegam, quem se diverte na horta é o servidor Alexandre da Silva, O Tio da garotada, que segue a rotina de trabalho cuidando dos espaços de cultivo, sabendo que na natureza, nada se perde, tudo se transforma.

A com impossibilidade da realização de eventos, a diretora Eni Martinazzo também está ousando em uma nova fonte de renda para a escola: Em vez de festa Junina, os recursos extras deste ano estão garantidos com a venda virtual do excedente da produção da escola.

E assim segue a reinvenção da vida moderna que em períodos de pandemia abre espaço para soluções criativas herdadas da cultura dos antepassados!