Saúde da Mente X Coronavírus e Isolamento Social, é o tema do artigo da semana na Série da Saúde de Piratuba

Publicado em 20/05/2020 às 14:41 - Atualizado em 20/05/2020 às 14:42

SAÚDE DA MENTE X CORONAVÍRUS E ISOLAMENTO SOCIAL É O TEMA DO ARTIGO DA SEMANA NA SÉRIE DA SAÚDE DE PIRATUBA

Postagem da semana, produzida pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, evidencia hábitos que podem garantir autocuidado e conscientização da população em período de excesso de notícias sobre a pandemia.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família conhecido pela sigla NASF, da Secretaria de Saúde de Piratuba, traz nesta semana o novo post da série de produções textuais em formato de artigos para orientar a comunidade local a lidar com o período de pandemia, o qual exige medidas de distanciamento social. A postagem desta quarta-feira (20), é assinada pela psicóloga, Andreia Hibner, boa leitura!

Estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores da história humana, por isso, temos que nos unir, mesmo que a distância, e aprender a reaprender várias coisas que antes não estávamos habituados. Todos fomos convocados a colaborar e atuar de forma tranquila, com os pés no chão e responsabilidade, sem transmitir pânico e colaborar para o bem de todos.

A pandemia do coronavírus se espalhou pelo mundo e nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Seguir a recomendação de ficar em casa é fundamental para conter o avanço do COVID-19 em nosso país, tanto quanto manter a higiene das mãos, entre outros cuidados de contato. Mas como manter a saúde mental em tempos assim? Segue algumas orientações importantes:

• · Mantenha o contato social (mesmo à distância, fale com amigos e pessoas que você ama).

• · A busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia; Lembre-se do autocuidado (se cuidar e cuidar do próximo).

• · Estabeleça uma rotina (a rotina ajuda a diminuir a ansiedade).

• · Filtre as notícias (evite as fake news).

• · A conscientização da população sobre os cuidados com a saúde mental, evite pensamentos negativos, se for necessário busque (ajuda profissional/ terapia).

• · Pratique atividades relaxantes, como meditação, escutar música, assistir filmes, ler livros.

• · Desenvolva um novo hobbie (aproveite para aprender coisas novas, sejam elas estudos ou atividades que dão prazer) temos a oportunidade de desacelerar e olhar a nossa vida com mais tempo e mais compaixão.

Aproveite a quarentena para se conhecer, se descobrir, se valorizar. Sua saúde mental agradece. Juntos vamos passar por mais esse desafio!

Andréia Hibner - Psicóloga – CRP 12/11074