---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Pacientes eletivos passam a contar com atendimento para exames de ultrassonografia em Piratuba

Publicado em 25/06/2020 às 10:49 - Atualizado em 25/06/2020 às 10:49

 

PACIENTES ELETIVOS PASSAM A CONTAR COM ATENDIMENTO PARA EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA EM PIRATUBA

 

Diagnóstico por imagem é mais um dos serviços gratuitos operados na Unidade Básica de Saúde – (UBS), pela Secretaria de Saúde de Piratuba.

 

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

 

Para cuidar da saúde, o médico de Dona Nilva Borba de Azeredo, de 56 anos, indicou um exame de ultrassonografia. A paciente que fez a consulta na Unidade Básica de Saúde de Piratuba –(UBS), não precisou sair do município para realizar o procedimento. É de desde o início deste mês, a avaliação clínica por imagem, passou a integrar o mix de serviços gratuitos locais do setor de Saúde.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, o procedimento é feito por uma equipe médica terceirizada, ofertada por uma empresa de Concórdia, vencedora de uma licitação. O equipamento que pertence à Secretaria de Saúde, estava parado desde que foi comprado há cerca de 12 anos. O setor aguarda a entrada de uma emenda parlamentar da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), para a aquisição de um equipamento mais moderno, o que facilitará o serviço.

 

Conhecido popularmente por ultrassom, o exame de ultrassonografia, que também é chamado de ecografia, é um exame de imagem realizado por um transdutor, que é aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e em seguida investigadas por um médico.

 

Para o paciente ter acesso ao procedimento, basta que uma consulta de rotina com um médico da UBS, indique a necessidade da intervenção. O agendamento é feito no sistema da secretaria de Saúde e os atendimentos são quinzenais.

 

Segundo o médico Moisés Garbin, que foi quem atendeu Dona Nilva, a personagem de nossa reportagem, na UBS, é possível realizar avaliações de abdômen, articulações, tireoide e de ginecológicos, que são os considerados mais solicitados. O atendimento local é para os casos eletivos, já os emergenciais são encaminhados para procedimentos fora de domicílio, informou a Secretaria de Saúde de Piratuba.