Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Exposição em cartaz em memorial em Piratuba, relembra a trajetória gaúcha da colonização do município.

Publicado em 13/09/2021 às 09:14 - Atualizado em 13/09/2021 às 09:14

EXPOSIÇÃO EM CARTAZ EM MEMORIAL EM PIRATUBA, RELEMBRA A TRAJETÓRIA GAÚCHA DA COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO.

 

Utensílios, fotos e livros, integram o trabalho do expositor, que coleciona antiguidades há mais de 40 anos, no Sul do Brasil.

 

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Uma exposição, inaugurada no fim de semana na Casa da Memória, em Piratuba, abriu espaço para a visitação pública de um dos mais completos acervos da cultura gaúcha no Alto Uruguai catarinense. São as relíquias de seu Darci de Moura, tradicionalista gaúcho, nascido no então 3º distrito de Arroio Grande, em Taquari, atual cidade de Paverama, região de Montenegro – RS.

 

Funcionário aposentado das Centrais Elétricas de Santa Catarina – (CELESC), seu Darci, aos 83 anos de idade, mais parece um guri, ao rememorar os causos contados pela mãe dele, que segundo ele evidencia, foi criada pelo bisavô, no interior das fazendas em pleno cenário das revoluções.

 

O colecionador de relíquias, emocionou-se ao inaugurar a exposição, e ter o prazer de acender a chama crioula, acompanhado por um outro apreciador das tradições: O vice-prefeito de Piratuba, Vanderlei Weber.

 

A cerimônia de abertura da exposição, foi marcada por muita emoção, contando com a presença de familiares e de gestores da Secretaria de Turismo e Eventos e Fundação de Cultura, incluindo o secretário Jonhy Sprícigo e a diretora Mariana Minatti.

 

A mostra que fica aberta ao público até o dia 31 de setembro, marca a Semana Farroupilha e  o Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de Setembro. Segundo a curadora do espaço, Bruna Aguiar, a Casa da Memória, que está localizada no Centro Histórico de Piratuba, com visitações no período da manhã das 07:00h às 11h30min e na parte da tarde das 13h15min às 17h15min.

 Aos sábados o espaço atende ao público das 08h45min às 10h45min. Horários alternativos para grupos, podem ser agendados pelo fone: (49) 3553 62 83.