Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Prefeitura de Piratuba decreta Situação de Emergência e aguarda reconhecimento pelo Governo do Estado.

Publicado em 13/01/2022 às 16:51 - Atualizado em 13/01/2022 às 16:51

PREFEITURA DE PIRATUBA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E AGUARDA RECONHECIMENTO PELO GOVERNO DO ESTADO.

 

Decreto foi assinado após Poder Executivo receber parecer favorável pela decretação, emitido pelo Conselho de Defesa Civil do município.

 

Imprensa Oficial Piratuba

 

A Prefeitura de Piratuba, acaba de publicado um decreto que declara o município como em Situação de Emergência. O documento assinado pelo prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), na presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Borges da Silva e do secretário de Cidade, Evando Antônio de Azeredo, leva em consideração da situação enfrentada pelos produtores rurais do município, quanto as visíveis perdas nas lavouras e com os animais de corte e a queda na produção de leite, além situações inerentes ao problema da estiagem prolongada, que impactam incisivamente o setor agrícola, gerando reações em cadeia em diversos outros setores econômicos de Piratuba.

 

A decisão foi tomada mediante parecer favorável, emitido pelo Conselho Municipal De Proteção e Defesa Civil, o CONMDEC, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (12), na Casa da Cidadania, onde os dados foram apresentados pelo o secretário da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Paulo Ricardo Kurt Schuch, ao grupo de conselheiros.

 

A decretação de Estado de Emergência, é um dispositivo legal, o qual traz garantias para a realização de alterações dos processos de governo e da ordem jurídica, no território considerado impactado por um fenômeno ou situação adversa, como é o caso de Piratuba, que sofre com a estiagem.

Ao assinar o decreto, Bile lamentou a situação pela qual diversas famílias rurais do município vêm passando e informou que a administração já recebeu do Governo do Estado um tanque pipa que funciona com tração á trator, que deve ser usado para facilitar o acesso à água nas propriedades mais afetadas com a seca: “Já perfuramos um poço de águas profundas em Zonalta e devemos abrir novos artesianos ainda este ano”, informou Bile.

Segundo o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, o documento com o teor final da decretação de Estado de Emergência, segue para a esfera estadual, onde deve ser reconhecido pelo órgão.